RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Mapa cirúrgico do HC agenda cerca de 60 procedimentos por semana

Organizar para dar celeridade à agenda de procedimentos cirúrgicos no Estado. O HC realiza cerca de 60 cirurgias por semana.

Publicados

Saúde

Organizar para dar celeridade à agenda de procedimentos cirúrgicos no Estado. O HC realiza cerca de 60 cirurgias por semana.

 Por Ludmilla Santos 

O HC realiza cerca de 60 cirurgias por semana

É este o objetivo do mapa cirúrgico do Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC), que semanalmente realiza de 40 a 60 intervenções nas especialidades de ginecologia, ortopedia, cirurgia plástica reparadora de lábio leporino e fenda palatina, vascular, cabeça e pescoço, entre outras.

Esta semana, João Lorenzo, cirurgião plástico de Minas Gerais, está em Rio Branco com 15 agendamentos. A maioria dos procedimentos é de correção de lábio leporino em crianças especiais, que precisam ser sedadas.

“Vou trabalhar em parceria com o dentista Wilker Bonfar. Hoje, por exemplo, estamos operando uma criança de quatro anos e realizando um alongamento de palato que vai facilitar o processo de fala dela”, comentou o médico.

No “Espaço da Família” do HC, parentes aguardam notícias de quem está no centro cirúrgico. É o caso da comerciante Bruna Andrade, que acompanhou a mãe na cirurgia de retirada do útero.

Leia Também:  Pacientes aprovam novo modelo de atendimento da Policlínica

“Desde que descobrimos o mioma, há dois anos, nos preparamos para este momento. Minha mãe fez todo o acompanhamento pelo SUS, e o agendamento da cirurgia foi rápido e sem complicações. Estamos aliviados, pois tudo deu certo”, disse Bruna.

A área de cirurgias ortopédicas está com 25 procedimentos agendados para esta semana, entre fratura de fêmur, clavícula e quadril.

O HC atende demandas de traumas do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) para reduzir a demanda reprimida e desafogar a instituição.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Centro de Diagnóstico de Cruzeiro do Sul realizou mais de 50 mil exames no mês de março

Publicados

em

O Centro Municipal de Diagnóstico Edson Mesquita de Magalhães, localizado no Bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, realizou mais de 50 mil exames no mês de março. Foram 55.512 análises laboratoriais para diagnosticar diversas patologias e exames de imagens garantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. No Centro há 400 tipos de análises laboratoriais disponíveis para a população, além de 12 tipos de ultrassonografia.

Com o horário de funcionamento das 6h às 11h e das 13hs às 17h, o laboratório recebe mais de 100 pacientes por dia. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde e, no dia marcado, os pacientes comparecem no Centro de Diagnóstico para coletar o material.

Os resultados são entregues em até 48 horas. Já os exames sorológicos demoram até 7 dias. Todos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

“A rapidez do diagnóstico é fundamental para que o paciente possa iniciar o tratamento o mais precocemente possível”, destaca o prefeito Zequinha Lima.

Exames realizados

Leia Também:  Pais fazem campanha por cirurgia em coração de bebê com Down

Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro realiza exames de sorologia para hepatites, HIV, leptospirose, dengue e chikjngunya. Diagnósticos bacterológicos para tuberculose, hanseníase e para leishmaniose e os de sorologia, bioquímicos, hematologia, parasitologia, ultrassonografia, urianálise, leishmaniose, imunologia, turbeculose e hanseníase. No ano passado, o município também passou a realizar exames hormonais.

“Ampliar a capacidade de atendimento no Centro de Diagnóstico foi uma preocupação nossa para assegurar uma assistência de saúde mais eficiente para a nossa população”, garantiu Zequinha.

Ideane Alencar, gerente de papelaria, procurou o centro de diagnostico para fazer hemograma completo, creatinina, fezes e urina. “Se temos essa oportunidade de fazer exames seguro e gratuito temos que aproveitar “, conta.

A Maria Leideane Amaral de Lima, de 39 anos, Cuidadora de idoso procurou o centro de diagnóstico para fazer exame de sangue e urina. “Eu acredito que eu gastaria uns R$ 50 para fazer no particular, então é muito bom ter tudo gratuito assim, economizamos e o dinheiro rende mais”, destacou.

Exames de imagens

Somente no mês de março, foram realizados 1.115 exames de imagem como a Ultrassonografia de mama, abdominal, transvaginal, obstétrica, pélvica, mãos, pés, testículos, parede abdominal, próstata, partes moles e de vias urinárias. A aposentada Maria Vania Nogueira da Silva, procurou o centro de diagnóstico para fazer exame ultrassom para os rins. “Eu fico feliz porque as vezes o que a gente ganha não dá nem comprar um remédio, imagina para fazer ultrassom. A gente vem, é bem atendido e faz tudo de graça ”, disse.

Leia Também:  Hospital Santa Juliana deve suspender atendimentos pelo SUS a partir de abril

“Não temos muita condição de pagar exames, então essa é a oportunidade que temos, e isso é muito bom. Já fiz exame do coração e coluna, tudo de forma gratuita. Já fiz sete cirurgias, então sempre faço exames, tanto eu quanto minha família”, pontou a agricultora, Luziana Silva.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA