RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Variedades

Abrigo de imigrantes fica superlotado em Rio Branco

Abrigo está 143% acima da capacidade permitida. Previsão é que mais 120 imigrantes cheguem nesta quinta ao local.

Publicados

Variedades

Abrigo está 143% acima da capacidade permitida. Previsão é que mais 120 imigrantes cheguem nesta quinta ao local.

Imigrantes lotam abrigo em Rio Branco Foto: Aline Nascimento

Imigrantes lotam abrigo em Rio Branco Foto: Aline Nascimento

Com a enchente histórica que atinge a capital acreana, o abrigo mantido pelo governo do Acre, em Rio Branco, está com uma demanda de 143% acima do permitido. Com capacidade para acolher aproximadamente 300 pessoas, nesta quinta-feira (5) mais de 729 imigrantes estão abrigados no local e a previsão é que cheguem mais 120, segundo a Secretaria de Direitos Humanos do estado (Sejudh).

De acordo com o diretor de Promoção e Defesa de Direitos Humanos, Ruscelino Barboza, com a situação do estado por conta da cheia do Rio Acre, o número de ônibus que faz o transporte de imigrantes para outros estados do país, reduziu de dois para um ônibus por dia. Com isso, somente 44 imigrantes são transportados, e não mais 88.

“O abrigo está com uma demanda de cerca de 30% acima do que é permitido, com isso já está superlotado. Essa situação é reflexo da cheia que atinge nossa cidade. Diante dessa situação, vai aumentar a permanência dos imigrantes no estado. Estamos negociando para que a empresa de transporte normalize e mantenha aos menos os dois ônibus fazendo o transporte deles para outros estados”, explica o diretor.

Leia Também:  Produtores recebem visita de equipe da Seaprof

O diretor ressalta ainda que a situação deve ficar cada vez mais complicada. “Praticamente todo o Centro da capital está tomado pelas águas do Rio Acre, e isso acaba refletindo na questão da retirada de documentos necessários para a saída dos imigrantes do Acre para outros estados do país. Nesta terça, os Correios suspenderam a emissão de CPF, agora está sendo feito somente pela Receita Federal, e isso vai dificultar”, acredita.

Imigrantes fazem fila em frente ao Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (4); cheia provoca demora na retirada de documentos (Foto: Aline Nascimento

Imigrantes fazem fila em frente ao Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (4); cheia provoca demora na retirada de documentos Foto: Aline Nascimento

Iryá Rodrigues Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  No interior do AC, servidor acumula até três cargos públicos

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA