RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Profissionais em saúde são formados no Instituto Dom Moacyr e Sesacre

Encontro fortalece oferta de cursos técnicos aos profissionais de saúde do Acre

Publicados

Saúde

Encontro fortalece oferta de cursos técnicos aos profissionais de saúde do Acre 

Por Marcelo Torres

IMG_0042-300x224A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) firma parceria com Instituto do Moacyr (IDM) para fortalecer a oferta de cursos técnicos especializados aos profissionais de saúde do Acre.

O IDM, órgão responsável por coordenar a política pública de educação profissional do Estado, oferta educação profissional destinada à área da saúde desde 2001. No dia cinco de fevereiro o Instituto irá formar 97 alunos em análises clínica.

“Essa parceria se estende há 14 anos e já formou mais de 8.000 profissionais técnicos em várias áreas da saúde. Essas formações têm o objetivo de garantir a melhoria da qualidade do atendimento à saúde no Estado”, explicou a diretora presidente do Instituto Dom Moacyr, Rita Paro.

Para o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, o trabalho em conjunto é um esforço do governo do Acre para melhorar a saúde do acreano. “O governador tem empenhado grande esforço para na qualificação e aprendizagem em novas técnicas de saúde, visando beneficiar a população que passam e a ser tratadas, com profissionais mais qualificados”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Feijó, cadáver fica quase 24 horas na ‘pedra’ ha espera de médico

Propaganda

Saúde

Município de Rodrigues Alves é referência Nacional na redução dos casos de malária!

Publicados

em

25 de abril, comemorasse o dia mundial da luta contra a malária. Uma data importante para o Município de Rodrigues Alves, que alcançou uma porcentagem histórica na redução dos casos de malária.

Com o trabalho incansável da gestão do Prefeito Jailson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães, e da equipe da Coordenação de Endemias, o município alcançou a maior redução dos casos de malária dos últimos anos, Com quase 6000 mil casos em 2016 para 414 casos em 2023, ou seja, um percentual de redução de 93%.

E neste ano de 2024 a redução continua com uma média de apenas 20 a 30 casos por mês com um percentual de 36%, comparado ao primeiro trimestre do ano de 2023.

A redução do número de casos da malária no município reflete o empenho de toda a gestão, com o prefeito Jailson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães que não tem medido esforços para dar todo suporte necessário, e também a equipe que é bem estruturada na vigilância da doença, trabalhando especialmente, por busca ativa direcionada em áreas de transmissão.

Leia Também:  Pesando 3kg e medindo 48cm, Bernardo é o 1º bebê acreano em 2018

A atual equipe possui grande experiência em campo e conhecimento técnico para executarem as análises epidemiológicas e investigações de casos, requeridas para as respostas adequadas e oportunas que impactam positivamente nos indicadores de saúde pública.

Há perspectiva de elaboração do plano municipal de eliminação da malária em Rodrigues Alves, em que serão descritas as principais estratégias e elencados os recursos necessários para que essa meta seja alcançada até o ano de 2035. Dentre as quais, por exemplo, destaca-se a implementação de inovações tecnológicas ao serviço de saúde para o tratamento, com o antimalárico ministrado em dose única, que permite melhor adesão da população.

A continuidade das ações de enfrentamento à malária, ofertando o diagnóstico oportuno com alta sensibilidade nas investigações junto ao fortalecimento do eixo de educação em saúde e mobilização social às comunidades guiará o município rumo à eliminação da doença.

A gestão também tem se preocupado com a valorização do trabalhador de endemias, pagando o incentivo financeiro com adicional, e equiparando o salário de microscopista com o piso nacional.

Leia Também:  Acre, Mato Grosso e Rondônia recebem o Jornada Fiprotag® 210, promovido pela Vetoquinol Saúde Animal

Com isso é importante a continuidade desse trabalho para seguir rumo a eliminação da malária em Rodrigues Alves.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA