RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Cirurgia de cura da epilepsia dá nova vida a paciente no Acre

Nós renascemos com o Cícero para essa nova vida depois da cirurgia de cura da epilepsia”, relata o irmão do paciente Jorge de Oliveira (E)

Publicados

Saúde

Nós renascemos com o Cícero para essa nova vida depois da cirurgia de cura da epilepsia”, relata o irmão do paciente Jorge de Oliveira  (E) 

Por Diego Tenutti

 (Foto: Luciano Pontes/Secom)

(Foto: Luciano Pontes/Secom)

Cícero Idelfonso de Oliveira tinha até 15 ataques epiléticos por dia. Não conseguia fazer sozinho nenhuma tarefa cotidiana, como usar o banheiro, por exemplo. Até os 32 anos de idade, era considerado praticamente um bebê, pois não podia ficar sem o apoio dos pais e irmãos em nenhum momento do dia ou da noite.

“Essa cirurgia custa até R$ 150 mil, e nós conseguimos fazer tudo pelo SUS no Acre sem pagar nada.”

Jorge de Oliveira

“Há seis meses, Cícero renasceu. A nova vida dele e da família é completamente diferente e muito melhor. Já consegue fazer praticamente tudo sozinho e não tem mais as crises epiléticas”, conta o irmão, Jorge. A família é do Ceará e mora no Acre há um ano e meio.

Realizada desde o início deste ano no Acre, a cirurgia de cura da epilepsia já atendeu cinco pacientes. Depois do procedimento médico, os pacientes são acompanhados pela equipe de neurologia do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. “Essa cirurgia custa até R$ 150 mil, e nós conseguimos fazer tudo pelo SUS no Acre sem pagar nada”, destaca Oliveira. 

Leia Também:  Avançam as obras da Policlínica Barral y Barral em Rio Branco

Além da cirurgia de cura da epilepsia, os médicos realizam operações para redução dos efeitos da doença de Parkinson – quatro já foram realizadas. Esses são apenas dois tipos de cirurgias que a equipe de neurologia do governo do Estado oferece aos pacientes. Desde 2011, os médicos realizaram 1.072 procedimentos cirúrgicos.

Em Rio Branco, Marcelo Coelho descobriu um tumor no cérebro, passou pela cirurgia de retirada e agora se recupera bem, sem nunca ter precisado buscar atendimento médico em outro estado (Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Hoje, eu faço parte de uma saúde revolucionária do Acre, e fico muito feliz por ver os benefícios para os pacientes do estado.”

Ivan Ortiz, neurocirurgião 

Com a implantação do serviço de neurologia, o Estado parou de enviar pacientes a outros centros pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o que exigia altos custos com transportes especializados e muita espera por vagas em hospitais de referência do país.

Exemplo dessa nova realidade para pacientes é o fiscal de loja Marcelo Coelho, que descobriu um tumor no cérebro em maio deste ano. “Quatro dias depois da consulta que confirmou o tumor, fui operado. Hoje sou acompanhado pela equipe do Hospital das Clínicas e me recupero bem. O melhor de tudo é enfrentar situações tão complicadas como descobrir um tumor na cabeça e poder tratar e me curar perto da família, sem ter que sair de casa”, relata.

Leia Também:  Vacinação contra paralisia infantil será em setembro, diz Ministério

Fonte: agencia.ac.gov.br

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Brasil inaugura primeira fábrica de mosquitos da dengue.
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA